A Reunião do Ecossistema de Inovação de Dourados teve o objetivo de discutir e planejar projetos que impulsionem a inovação e a qualificação profissional.
O Senac Dourados participou da Reunião do Ecossistema de Inovação de Dourados, que teve o objetivo de discutir e planejar projetos que impulsionem a inovação e a qualificação profissional. A reunião contou com a presença de instituições e representantes de diferentes setores, além da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).
Durante o evento, foi anunciada a aprovação do edital da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), garantindo a continuidade do projeto Aranju Roky, desenvolvido na aldeia indígena Jaguapiru. Também foi discutida a submissão de um edital em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para viabilizar a realização do Inovafan - feira de ciências voltada para escolas e universidades, prevista para ocorrer dentro do evento Tecnofam da Embrapa, em março de 2026.
Outro tema abordado foi a organização de uma feira de profissões para escolas, com a proposta de incluir um cadastro de vagas para estágios, visando conectar estudantes ao mercado de trabalho. Os participantes também realizaram uma visita técnica à empresa Inflex, especializada na produção de embalagens flexíveis, para conhecer suas iniciativas em inovação e tecnologia.
A reunião reforçou a importância da colaboração entre os atores do ecossistema para o desenvolvimento regional, promovendo iniciativas voltadas à inovação, tecnologia, saúde, educação, turismo, dentre outras.
"O Senac tem um compromisso sólido com o desenvolvimento da inovação e qualificação profissional. A troca de conhecimentos e a construção de parcerias estratégicas são fundamentais para ampliar oportunidades de educação profissional e fortalecer o Estado", destacou Jordana Duenha, diretora regional do Senac.