Publicação > Dia do Consumidor: aposte na data para fidelizar e encantar o cliente


 



O dia é de expectativa para quem vive do varejo. É que na terça-feira, 15 de março é comemorado o Dia do Consumidor e durante toda a semana, as empresas – tradicionalmente – costumam oferecer descontos e outros agrados para tornar o cliente cativo.

A prática tem dado tão certo que, devido ao sucesso em termos de faturamento e lucro, muitos empresários já consideram a segunda “Black Friday”. Um momento importante, pois o ano está só começando e é preciso fôlego financeiro para chegar até as principais datas comemorativas, que sempre alavancam o comércio. Só em 2021, de acordo com dados do relatório da Social Miner, foram arrecadados, no e-commerce, cerca de R$ 6,3 bilhões entre os dias 2 e 15 de março.

Mas além do estoque e da versatilidade, o que é preciso observar? Segundo os empresários que apostam na data, investir no atendimento, na logística de entrega e nos canais digitais fazem a diferença. É preciso criar a conexão com o consumidor, propor e mostrar a variedade dos produtos e, depois, fazer a entrega com qualidade e agilidade.

 

Mas afinal, de onde surgiu essa data?




Muita gente acredita que foi criada pelo próprio varejo, a fim de incentivar a economia, mas a história é bem diferente. Em 1983, no dia 15 de março foi comemorado pela primeira vez, o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, mas em 1960, uma iniciativa do, então, presidente norte-americano John Kennedy fez a diferença. Em discurso, ele mostrou os direitos que todo consumidor tem, como o direito à escolha, direito a ser ouvido, direito à segurança, à informação correta. Em consequência, vários países voltaram sua atenção para o assunto, em um movimento também iniciado pela industrialização.

No Brasil, já no final da década de 80, várias associações de defesa do consumidor – que tiveram início nos anos 60 – pressionaram o Congresso Constituinte para inserir na Constituição Federal de 1988 a defesa do consumidor. A proposta foi aceita, constando no inciso XXXII, do art. 5º da CF 88 que “o Estado promoverá, na forma da lei, a defesa do consumidor”. O Código de Defesa do Consumidor (CDC) foi sancionado por força de Lei (8.078/90) e regula as relações de consumo com dispositivos de ordem civil, processual civil, penal e de Direito Administrativo.

 

7 dicas para a semana do consumidor eficiente




  1. Divulgue ações de forma estratégica

  2. Crie promoções específicas para a data / semana

  3. Disponibilize vantagens no frete

  4. Faça descontos atrativos

  5. Invista na experiência dos consumidores

  6. Implemente soluções omnichannel

  7. Procure fidelizar o consumidor

Tags:
Voltar

Notícias Relacionadas

Gestão

Conexão NY: 7 novidades da NRF que podem transformar o varejo de MS

Publicado em 15/01/2025

Conheça agora, com exclusividade, as principais novidades da NRF destacadas pelo nosso time de especialistas

Leia mais
Comércio

Rede de Talentos do Senac MS promove contratações assertivas

Publicado em 14/08/2024

Luiz Henrique Soares Gonzalez, 18 anos, terminou o curso de Aprendizagem em Vendas no Senac, e já tem emprego...

Leia mais
Comércio

O mercado em alta da gastronomia vegetariana e vegana

Publicado em 11/07/2024

O mundo da gastronomia vive em constante ebulição, e não apenas por causa das explosões de sabor que os pratos proporcionam...

Leia mais
Gestão

Confira 6 ferramentas de planejamento estratégico

Publicado em 17/07/2024

Imagine conseguir alinhar suas metas, tomar decisões mais certeiras e obter resultados incríveis. As ferramentas de planejamento estratégico são...

Leia mais
Comércio

Como fechar negócios com sucesso usando técnicas de vendas eficazes

Publicado em 14/12/2023

No mundo dos negócios, fechar negócios é essencial para o sucesso de qualquer empresa. No entanto, não é uma tarefa fácil. É preciso ter as habilidades e estratégias certas para convencer o cliente a comprar o seu produto ou serviço e, em um segundo momento, a fidelizá-lo.

Leia mais