O Senac Dourados visitou o laboratório de habilidades da Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo, com o objetivo de trocar experiências.
O Senac Dourados visitou o laboratório de habilidades da Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo, visandohttps://ww3.ms.senac.br/Noticia/Id/7205 trocar experiências e conhecer as mais recentes práticas de simulação realística aplicadas à formação de profissionais. A visita foi organizada a convite do Dr. PhD Augusto Scalabrini e contou com a presença da Enfermeira Dra. Patrícia Carrasco Viana, destacando-se como uma oportunidade para aprimorar o ensino técnico na área da saúde no Estado.
Parte do ecossistema de inovação de Dourados, o Senac tem investido na aquisição de tecnologia de ponta para preparar seus alunos. Entre esses investimentos, destaca-se o SimMan 3G Plus, um simulador de última geração exclusivo no Mato Grosso do Sul, que permite aos estudantes do curso técnico em Enfermagem e profissionais do SAMU vivenciarem, de forma prática, situações críticas que simulam sintomas complexos e emergências médicas em um ambiente seguro e controlado.
A diretora de educação profissional do Senac, Jordana Duenha, reforça a importância dessa tecnologia para uma formação prática e eficiente. "Nosso objetivo é oferecer uma experiência de aprendizado que integre teoria e prática de forma realista, preparando os futuros profissionais para os desafios que encontrarão no mercado”.
Ele acrescenta que o SimMan 3G Plus permite aos alunos praticarem habilidades clínicas em um cenário próximo à realidade hospitalar, com situações que vão desde respiração e tosse até simulações de convulsões e feridas, permitindo maior segurança e agilidade na tomada de decisões.
SAMU e Hospital Regional
Neste ano, o Senac Dourados também fez uma parceria com o SAMU e o Hospital Regional de Dourados, ampliando o alcance do simulador realístico e integrando práticas de simulação às rotinas de atendimento emergencial.
Esse trabalho conjunto permitiu que profissionais do SAMU testassem habilidades em situações simuladas de alta complexidade, já a colaboração com o Hospital Regional trouxe uma visão ampliada das necessidades e realidades hospitalares. Leia mais aqui