Senac MS > Curso > Técnico em Produção de Áudio e Vídeo

Curso

Técnico em Produção de Áudio e Vídeo

Cursos Técnicos Comunicação
Imagem do curso
Curso com certificado Curso com certificado
Curso com acesso às vagas Curso com acesso às vagas da
Rede de Talentos Senac
Investimento total Investimento Total (1200h)
R$ 3.500,00
Investimento inicial Investimento Inicial (440h)
5x R$ 250,00

Sobre o Curso

Objetivo geral

Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados.

 

Objetivos específicos

  • Promover o desenvolvimento do aluno por meio de ações que articulem e mobilizem conhecimentos, habilidades, valores e atitudes de forma potencialmente criativa e que estimule o aprimoramento contínuo.
  • Estimularmos alunos, por meio de situações de aprendizagem, atitudes empreendedoras, sustentáveis e colaborativas.
  • Articular as competências do perfil profissional com Projetos Integradores e outras atividades laborais que estimulem a visão crítica e a tomada de decisão para resolução de problemas.
  • Promover uma avaliação processual e formativa com base em indicadores das competências que possibilitem a todos os envolvidos no processo educativo a verificação da aprendizagem.
  • Incentivar a pesquisa como princípio pedagógico e para a consolidação do domínio técnico-científico, utilizando recursos didáticos e bibliográficos.

  • • Análise do mercado de audiovisual- cenários (regionais, nacional - internacional) e características deste negócio
  • • Empreendedorismo: características dos serviços de audiovisual, característica dos empreendedores, o gerenciamento do próprio negócio;
  • • Fontes e formas de fomento à Produção ao Audiovisual.
  • • Legislação aplicada a produção audiovisual: direitos autorais, patrimoniais e do consumidor;
  • • Legislação aplicada a produção de audiovisual;
  • • O papel do Sebrae: no desenvolvimento do plano de negócio e apoio ao empreendedor;
  • • O papel dos Sindicatos e entidades de classes na construção e apoio a carreira no mercado de audiovisual;
  • • SST: Saúde e segurança aplicada a produção de áudio e vídeo;

  • • Análise de imagem: noções de colorimetria e iluminação (controle de temperatura de cor);
  • • Banco de imagem: organização e licença de uso;
  • • Criatividade: conceito, preconceito, desprendimento, concepção e proposição;
  • • Decupagem de produto audiovisual: conceito e técnicas
  • • Divisão de canais mono/Stereo 7.1 e 5.1: características e usabilidades;
  • • Estética: conceito e aplicação no audiovisual.
  • • Legislação e regulamentação aplicadas e licença de uso de imagem para formatação de banco de imagem;
  • • Playlist: conceito e funcionamento de diferentes plataformas;
  • • Referência de linguagem: conceito, pesquisa e teste;
  • • Técnica de enquadramento, perspectiva e profundidade, espectro e compressão e demais características visuais do produto audiovisual;

  • • Criatividade: conceito, preconceito, desprendimento, concepção e proposição
  • • História da Música: gêneros musicais ao longo do tempo (regional, nacional e internacional)
  • • Locução: conceitos, técnicas, formatos e aplicabilidades
  • • Mixagem de som: conceito e aplicabilidade
  • • Produção Musical: conceito e aplicabilidade
  • • Segmentação e estilos dos gêneros musicais: características e públicos
  • • Sonoplastia: conceito e aplicações
  • • Terminologia técnica aplicada aos gêneros musicais

  • • Assessórios para "modulação" da luz: Rebatedores, difusores, sombrinhas, freneis, colmeias, parabolóides, softbox e filtros e outros;
  • • Composição: elementos compositivos da imagem fotográfica.
  • • Fotometria: conceito, mediação, diafragma, velocidade e ISSO;
  • • Fotômetros de mão de luz ambiente e incidente. Aplicação na fotografia;
  • • História da fotografia; as inovações dos suportes para registro; o avanço da técnica; fotográfica como linguagem ao longo do tempo
  • • Iluminação: Os principais tipos de iluminação disponíveis para o exercício da fotografia: flash de estúdio, halógena, fria e LED;
  • • O Flash embutido e o Flash dedicado. Caracterizar o número e guia e operar os principais modos, TTL e manual;
  • • Rádio flash: Aplicação na fotografia e as formas de trabalho em sincronização de luz;
  • • Técnicas fotográficas convencionais e outras, como panning, longa exposição, lightingpainting, combinações entre movimento e profundidade de campo;
  • • Teoria da luz, os conceitos de comprimento de onda, luz como partícula. Os principais fenômenos luminosos relacionados à fotografia: refração, reflexão, difração e polarização da luz. Conceito de Candela e Fluxo luminoso;
  • • Tripés: Tipos de tripé e aplicação dos mesmos para os registros fotográficos;

  • • Briefing do cliente: requisitos, aspectos essenciais, detalhamento
  • • Comportamento do consumidor: definição, classificação, aspectos psicológicos e sociais
  • • Definição de características: vantagens competitivas do produto para melhor integração com o objetivo final;
  • • Entrevista do cliente: questionário e abordagem;
  • • Formatos e canais: definição, tipos de mídias;
  • • Identidade visual: elementos constitutivos; psicologia das cores; tipografia: conceito e aplicação, percepção da forma;
  • • Marca/ logomarca/ branding: diferenciação, padronização, linguagem;
  • • Público - alvo: conceito e estratificação.

  • • Cálculo de minutagem: conceito, aplicação, teste
  • • Enquadramento e perspectiva: tipos, regras, aplicabilidade e práticas
  • • Mensagem: estudo da importância de seus impactos, formas de conduzi-las
  • • Neuromarketing: princípios e aplicação
  • • Redação: técnicas e linguagem para roteirização
  • • Roteiro: conceito, tipos e aplicação
  • • Software de edição de imagens: aplicação para Storyboard
  • • Software de edição de texto: aplicação para roteiro
  • • Storyboard: introdução à desenho e técnicas aplicadas
  • • Storytelling: conceito, aplicabilidade e técnicas persuasão
  • • Validação de roteiro: apresentação, negociação, revisão e finalização

  • • Casting: conceito, tipos e aplicabilidade
  • • Cenografia: conceito, aplicação em produção de áudio e vídeo
  • • Contratação de terceiros: definição de casting, contato, figurino, maquiagem, cabelo, disponibilidade (modalidades de contratação);
  • • Equipamentos para produção audiovisual: tipo, funcionamento, pesquisa de lançamentos
  • • Figurino: Conceito, tipos e aplicabilidade
  • • Formação de equipes: definição dos papéis, funções e coordenação de pessoas
  • • Locação: conceito, tipos e autorizações;
  • • Senso estético: aplicação da combinação dos elementos constitutivos do cenário
  • • Técnicas de direção: conceito, tipos e aplicação;
  • • Técnicas de iluminação: conceito, tipos e aplicação

  • • Acústica: conceito, efeitos e condicionamentos
  • • Audição humana: fisiologia, percepção do som
  • • Direitos autorais aplicados a captação de áudio
  • • Elaboração de Plano de contingência: aplicação na captação de áudio
  • • Equipamentos de áudio: microfones (digital diferenças de analógico), hardware, software (online, offline, desktop e mobile) e referências
  • • Fundamentos de áudio: conceitos básicos e princípios
  • • Local de gravação (interno e externo): identificação do espaço, características e impactos na captação;
  • • Manuseio e manutenção de equipamentos de captação de áudio
  • • Segurança do trabalho aplicada a gravação de áudio
  • • Som: conceito, elementos estruturantes, aspectos físicos
  • • Técnicas de captação de áudio: tipos, aplicabilidade, cabeamento
  • • Técnicas de locução: habilidades e práticas adotadas

  • • Chroma key: conceito, iluminação e usabilidade;
  • • Colorimetria: conceito e aplicação;
  • • Equipamentos de vídeo: câmera, filmadoras, demais dispositivos e diferentes aplicações
  • • Filtros de lente: diferenças e usabilidade (rebatedores e estabilizadores);
  • • Linguagem corporal: psicologia aplicada;
  • • Local de captação: características, impactos e identificação das necessidades do ponto interno e externo;
  • • Luz e iluminação: diferenças e aplicabilidade;
  • • Manuseio e manutenção de equipamentos de captação de vídeo;
  • • Media training: conceito e aplicação;
  • • Segurança do trabalho aplicada a gravação de vídeo.
  • • Software para captura de vídeo: principais tipos em utilização no mercado, funcionamento e aplicabilidade
  • • Técnicas de direção: conceito, tipos e aplicações;
  • • Técnicas de iluminação: conceitos e tipos a serem aplicados
  • • Teleprompter: conceito e noções de uso;

  • • Animação 2D e 3D: conceito, tipos e diferenciação dos modelos
  • • Animação de personagem: tipos e técnicas
  • • Animação tradicional Frame-by-Frame: abordagem da técnica utilizada
  • • Animação: conceito, tipos, técnicas aplicabilidade na produção audiovisual
  • • Benefícios e usos da animação em vídeos
  • • Elementos do design: aplicação e usabilidade
  • • Frame: conceito e técnica
  • • Lettering: aplicação de fontes, tipos de letras e tamanhos adequados para cada realidade
  • • Motion Graphic: conceituação e usabilidade
  • • Stop Motion: conceito e noções da técnica
  • • Storyboard: narrativa aplicada a prática
  • • Técnica de animação 2D: apresentação da técnica e uso do método
  • • White board: conceito e aplicabilidade

  • • Edição de vídeos em dispositivo móvel: escolha de aplicativo e editar vídeo;
  • • Edição de vídeos em sites de edição: escolha de aplicativo e editar vídeo;
  • • Edição de vídeos: abordagem das técnicas utilizadas
  • • Exportação e compartilhamento de vídeos: conceito, técnicas, execução prática;
  • • Formatos de vídeo e codecs: principais formatos e aplicações;
  • • Fundamentos da edição de vídeos: conceitos básicos cortes, transições, títulos, efeitos especiais;
  • • História e importância da edição de vídeos: noções dos contextos das edições;
  • • Importação e organização de clipes de vídeo: conceito, técnicas, execução prática;
  • • Interface e ferramentas básicas: diferentes contextos e aplicabilidade;
  • • Portfólio de edição de vídeo: formatos e organização de arquivos.
  • • Processo de edição avançada: execução de efeitos especiais, correção de cores e ajuste de áudio;
  • • Processo de edição básica: tipos de cortes, transições e efeitos;
  • • Stortelling na edição: a contação de histórias através do vídeo;
  • • Técnicas de edição cinematográfica: compreender aplicação das diferenças da metodologia;
  • • Teoria das cores e composição visual: conceito e aplicação;
  • • Tipos de software e plataformas de edição de vídeo: diferenças e aplicação;
  • • Uso de música e som na edição: como montar uma história através do vídeo;
  • • Visão geral das ferramentas online de edição de vídeo;

  • • Análise e estruturação do conteúdo: organização da biblioteca;
  • • Criatividade: conceito, preconceito, desprendimento, concepção e proposição.
  • • Edição e mixagem de som: conceito e técnicas
  • • Equipamentos de edição de áudio: tipos, disponibilidade e aplicações;
  • • Estrutura de músicas e trilhas sonoras: noções básicas, seus ritmos, melodias;
  • • O som e efeitos sonoros: relações, estética e narrativas;
  • • Software, aplicativos e plataformas para edição de áudio: tipos de aplicações, tratamento de áudio desktop e mobile;
  • • Sonoplastia: técnicas e práticas;
  • • Técnicas de produção de som para rádio/tv/internet: tipos e aplicações;
  • • Tratamento de áudio desktop e mobile: procedimentos e aplicação;

  • • Animação e sincronização de voz;
  • • Criação de Animação de Recortes;
  • • Criação de Animação de Texto;
  • • Criação de Vídeos Animados: corporativos, explicativos, promocionais e etc;
  • • Design e criação de personagens e elementos animados;
  • • Edição e pós-produção de vídeos animados;
  • • Exercícios para praticar diferentes tipos de animação;
  • • Exercícios Práticos e Projetos;
  • • IA aplicada a animação;
  • • IA aplicada a vídeo e animação;
  • • Ilustração: noções básicas;
  • • Planejamento e roteirização para animação;
  • • Projetos individuais ou em grupo para criar um vídeo animado do início ao fim;
  • • Vídeos para Mídia Indoor/Painel de LED: Discutir o papel da animação em anúncios digitais, painéis de informações, displays em eventos;
  • • Vídeos para Redes Sociais: Explicar como animações podem ser efetivas nas redes sociais, seja para destacar um ponto importante, demonstrar um produto ou criar conteúdo envolvente;
  • • Vídeos para TV/Broadcast: Discussão sobre o uso de animações em comerciais, vinhetas, introduções de programas, etc;
  • • Vídeos para YouTube: Explicar como a animação pode ajudar a aumentar a retenção do espectador e tornar o conteúdo mais compartilhável;

  • • Exportação de arquivo produzido para diferentes canais
  • • Monetização e impulsionamento
  • • Plataformas: disponibilidade no mercado, características e aplicabilidade
  • • Processo de escalonamento: conceito e aplicabilidade

  • • Administração financeira: emissão de nota fiscal e cálculo de impostos
  • • Custos fixos e variáveis: definição e aplicação de conceitos financeiros
  • • Depreciação de equipamentos: aplicação de cálculo
  • • Descontos: cálculo e margens aplicadas
  • • Elaboração de contrato de prestação de serviço: tipos e aplicabilidade.
  • • Juros: conceitos e cálculos aplicados
  • • Locação: identificação da viabilidade e execução;
  • • Preço: estrutura, margem e formas de concorrência;
  • • Projeção de upgrade de equipamentos: conceito e execução
  • • Pró-labore: conceito e cálculo

Acesso ao Curso
- Comprovante de escolaridade
- Cursando, no mínimo, o 2° ano do Ensino Médio
- Idade maior ou igual a 16 anos.

Documento Necessário para Matrícula
- Certidão de nascimento ou casamento
- CPF
- RG

Sim, este curso possui certificado de conclusão.
Error Showing Content - please login as admin for details.

Turmas disponíveis

Antes de se matricular, verifique os requisitos do curso!
Veja aqui
Unidade
SENAC HUB ACADEMY
Rua Francisco Cândido Xavier, - Centro, Campo Grande/MS
Período
26/01/2026 - 06/08/2027
Dias e horários
Segunda-feira a Sexta-feira (18:45 às 22:00)
Carga horária total
1200 horas

5x

R$ 250,00

ou R$ 1.250,00 à vista
Preço do 1º módulo (440 h).
Formas e condições de pagamento
Boleto
Cartão de Crédito
Recorrência de Cartão

Não encontrou turma?

Registre seu interesse e seja avisado por e-mail

Cursos que você pode gostar

Filtre por cidade
Oratória: comunicação e técnicas de apresentação
Comunicação
Cursos Livres
Oratória: comunicação e técnicas de apresentação
Extensão de Cílios: Volume Brasileiro
Beleza
Cursos Livres
Extensão de Cílios: Volume Brasileiro
Ferramentas de IA Generativa no Trabalho
TI
Cursos Livres
Ferramentas de IA Generativa no Trabalho
Microblading Fio a Fio
Beleza
Cursos Livres
Microblading Fio a Fio
Cabeleireiro Assistente
Beleza
Cursos Livres
Cabeleireiro Assistente
Barbearia Descomplicada em 4 Cortes
Beleza
Cursos Livres
Barbearia Descomplicada em 4 Cortes
Liderança em Condução de Turismo
Turismo
Cursos Livres
Liderança em Condução de Turismo
Tranças Afro: Técnicas e Estilos
Beleza
Cursos Livres
Tranças Afro: Técnicas e Estilos
Cabeleireiro
Beleza
Cursos Livres
Cabeleireiro
Impulsione seu negócio com o SGS
Turismo
Cursos Livres
Impulsione seu negócio com o SGS
Bolos, Recheios e Coberturas
Produção de alimentos
Cursos Livres
Bolos, Recheios e Coberturas
Confeiteiro
Produção de alimentos
Cursos Livres
Confeiteiro
Excel Avançado
TI
Cursos Livres
Excel Avançado
Manicure e Pedicure
Beleza
Cursos Livres
Manicure e Pedicure
Barbeiro
Beleza
Cursos Livres
Barbeiro